QUEM SOMOS

O Instituto Arlindo Ruggeri é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1997, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público através da portaria 08026.013572/2004-12 do Ministério da Justica em 18/10/2004, e é responsável pela gestão cultural da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, do projeto social de educação musical Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo e do FeMusik – Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo. 

Objetivo

O Instituto tem por finalidade principal promover, apoiar, incentivar e desenvolver a cultura, a defesa e conservação do patrimônio artístico, a educação gratuita e a assistência social, nos termos de seu estatuto.

Exemplo de subtítulo

Título

Lorem Ipsum é um texto modelo da indústria tipográfica e de impressão. O Lorem Ipsum tem vindo a ser o texto padrão usado por estas indústrias desde o ano de 1500

OSNH

Orquestra de sopros de novo hamburgo

A Orquestra de Sopros De Novo Hamburgo é um dos grupos orquestrais mais antigos do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2022 completou 70 anos de atividades ininterruptas, legado que se iniciou em 1952 com a criação da Banda Municipal, sob a regência de Arlindo Ruggeri, maestro fundador da orquestra.

Tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural do Município desde março de 2008, a OSNH reforça seu papel na preservação da memória musical de nossa cidade e região. A OSNH apresenta uma formação instrumental estruturada nos instrumentos de sopro e percussão. Essas formações, chamadas Bandas Sinfônicas, começaram a ganhar força e projeção a partir da primeira metade do século XX, o que possibilitou a execução de repertórios diversificados. Desta forma, o repertório da OSNH transita entre as linguagens erudita e popular.